Pedido de renúncia – Governador de Nova York é pressionado em meio a denúncias de conduta imprópria e assédio sexual

Por Nathália Mello, Do Informe Franca

08/03/2021 | 11h55

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, que governa um dos estados mais importantes dos EUA, enfrenta uma das piores crises de seu governo.
Não bastasse o que deixou a pandemia da Covid-19, que ainda registra dados alarmantes no estado, Andrew Cuomo agora tem contra si, acusações de condutas inadequadas e assédio sexual.

As denúncias tem ganhado outros contornos impulsionadas pela mídia norte-americana, com depoimentos e pessoas que agora decidiram falar e sair do anonimato,
o que reforça que essas denúncias nada são caluniosas, como dizia inicialmente o político.
O seu partido, Democratas, já estuda ques medidas pode adotar contra o governante afim de não se prejudicar num cenário local ou nacional.
O partido ficou em alta com a eleição de Joe Biden, mas perder o comando de Nova York, seria algo trágico para a legenda.

Líderes de outros partidos e até os Democratas, já pedem a renúncia do governador nesse momento crítico de crise.
Andrea Cousins, uma das apoiadoras e líder da maioria no Senado Estadual de York, chegou a dizer que não apoia mais Cuomo.
Ela pediu para o bem do estado que ele renuncie, para que as apurações prossigam de maneira célere, e o estado volte a sua normalidade o mais rápido possível.
Dentro do governo, a percepção de auxiliares mais próximos é de que, não há mais clima para que Cuomo prossiga no mandato.
Mesmo porque, sem apoio do próprio partido, logo ele pode perder o controle da situação e começar a perder secretários e outros auxiliares.

O governador concedeu entrevista a imprensa local neste domingo, 7, para falar sobre a crise.
Desmentiu as acusações e disse que tudo não passa de questão política.
Disse que foi eleito pelo povo, e não renunciará por vontade de políticos.
O que sugere que, ele está pronto para uma briga local até com os Democratas se for o caso, para se manter no cargo.

Colaborou Hellen Manning – De Nova York